O sistema deve ter o controle de qual operação número único está com a transação pendente ( descobrimos que existe uma tabela TFGTSP que armazena essas transações) e ofertar para o operador a possibilidade de confirmar o recebimento ( a partir de uma consulta externa na operadora do cartão) ou anular a transação e refazer o recebimento.
Em análise
Varejo
Controle de transações pendentes no PDV WEB x SiTEF
Quando há uma falha na transação de recebimento ( queda de energia, internet, regra de negócio) com cartão via TEF ( SiTEF ), o Sankhya não tem controle para realizar a confirmação manual imediatamente após. Em alguns casos há um travamento da tela do PDV em que o operador tem que encerrar a aba, capturar a venda que não foi autorizada e refazer o recebimento como POS ( avulso ) preenchendo o NSU manualmente. Segue um texto de retorno da análise do ticket #521448 onde o analista expoe a fragilidade do sistema nesse quesito: " Boa tarde,
O time de desenvolvimento verificou que, ao clicar em “Não” no pop-up que alerta sobre transação TEF pendente, a tela era travada, impedindo a continuidade do recebimento da nova nota. Isso ocorre porque o sistema não esta preparado para realizar a confirmação de TEF pendente.
Foi realizado um ajuste para que, ao clicar em “Não”, a venda continue normalmente. No entanto, a pendência ainda será apresentada nas próximas vendas.
Atualmente, o sistema não possui funcionalidade para confirmação de transações pendentes. Para isso, foi criado o Card 114848 para discovery, e será realizada uma análise a fim de verificar a possibilidade de implementação.
Enquanto isso, caso a mensagem seja apresentada, será necessário acessar o portal administrativo do TEF (SiTef / Pay&Go / Auttar) para verificar se existem operações pendentes de confirmação. Se houver transações válidas, a confirmação deverá ser realizada diretamente no portal do TEF. Em seguida, no SankhyaOM, será necessário excluir o registro correspondente na tabela TGFTSP. Uma vez excluídos os registros da tabela, a mensagem deixará de ser exibida no PDV Web.
Além disso, a mensagem do pop-up foi ajustada para deixar mais claro o comportamento atual, disponível nas versões 4.34b205, 4.35b173 ou superiores do SankhyaOM.
Por fim, para que a anulação (desfazimento) funcione, a opção “Desativar Desfazimento Silencioso TEF” deverá ser desativada no Web Connection. No entanto, o sistema não validará se a transação é ou não válida, o que fará com que o cartão seja estornado.
"
No PDV WEB após iniciar uma venda, durante o recebimento com o cartão de crédito via TEF, falta energia e o computador é reinicializado. Quando acessamos a venda novamente ou ao iniciar uma nova venda, o sistema apresenta a mensagem de que há um recebimento pendente e duas opções pra cancelar. Se optamos por sim, a tela volta para a mensagem e ao clicar em não, suprime a mensagem e ao tentar finalizar a venda...volta para a mensagem inicial de que não foi feito recebimento ( Descritivo e imagens com as evidências no #ticket 521448 )
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